Papa Don't Preach de Madonna (1986)

Madonna, uma das lendas da música pop, fez sucesso com vários hits em 4 décadas diferentes ao longo de sua carreira, várias de suas canções se tornaram bastante lembradas e executadas, entre elas "Like a Virgin", "Papa Don't Preach", "Like a Prayer", "Vogue", "Take a Bow", "Frozen", "Music", "Hung Up", "4 Minutes"e "Celebration.


Madonna já vendeu mais de 300 milhões de discos no mundo inteiro e é reconhecida como a Artista musical feminina mais bem sucedida de todos os tempos pelo Guinness World Records. Ela é constantemente chamada de "Rainha do Pop" e é conhecida por estar constantemente reinventando sua música e imagem, e por manter um nível de autonomia dentro da indústria fonográfica. É a primeira artista pop feminina bilionária, com uma fortuna estimada em 1.5 bilhão de dólares


True Blue



True Blue é o 3º disco da Madonna, lançado em 30 de junho de 1986 através da gravadora Sire Records em parceria com a Warner Bros. Records. A cantora trabalhou com Stephen Bray e Patrick Leonard no disco, enquanto co-escreveu e co-produziu todas as canções do disco. Considerado o álbum mais feminino de Madonna, True Blue lida com as visões de Madonna sobre amor, trabalho, sonhos e decepções, e foi inspirado por seu ex-marido Sean Penn, a quem Madonna dedicou o álbum. Musicalmente, as canções do álbum tomaram um rumo diferente de suas gravações anteriores. O álbum deriva principalmente da música clássica, a fim de envolver um público mais velho, que tinha sido cético em relação ao estilo musical de Madonna.

True Blue foi um sucesso mundial instantâneo, se tornou o álbum mais vendido do mundo de 1986, bem como o álbum feminino mais vendido da década de 1980 e continua sendo um dos álbuns mais vendidos de todos os tempos, com vendas estimadas em 30 milhões de cópias ao redor do mundo.

Os singles do álbum e seus acompanhantes vídeos musicais têm suscitado debates entre escritores, críticos e grupos sociais, mais especificamente "Papa Don't Preach", sobre seu tema da gravidez na adolescência em suas letras.

Como surgiu a Canção Papa Don't Preach ?


"Papa Don't Preach" é uma canção da cantora Madonna, escrita por Brian Elliot com letras adicionais de Madonna, e se traduzida para o português, seria algo como "Papai, não dê sermão".

Durante o inverno de 1985, Madonna começou a compor e a gravar músicas para True Blue. A primeira faixa do álbum, "Papa Don't Preach", foi escrita por Brian Elliot, que a descreveu como "uma canção de amor, talvez moldada de uma forma um pouco diferente." A canção foi baseada em uma fofoca adolescente que ele ouviu do lado de fora do estúdio, que tem uma grande janela na parte da frente, que serve como uma espécie de espelho, onde alunas do North Hollywood High School, em Los Angeles, param para arrumar os cabelos e bater papo. A canção foi enviada a Madonna por Michael Ostin, o mesmo executivo da Warner Bros., que revelou ao mundo "Like a Virgin". Madonna apenas contribuiu com algumas pequenas revisões na letra, fazendo "Papa Don't Preach" a única música no álbum em que Madonna não teve uma participação forte na composição.  

A letra mostra o interesse de Madonna na sua educação católica, pois o tema da canção é sobre uma garota adolescente que admite para seu pai que está grávida e recusa-se a provocar um aborto ou dar o bebê para adoção, apesar da pressão de seus amigos.

Critica 


Enquanto a popularidade da canção aumentava nos Estados Unidos, também cresceram as críticas e o apoio recebido de grupos preocupados com gravidez e aborto. Em julho de 1986, pouco depois do lançamento do vídeo de "Papa Don't Preach", Madonna comentou sobre a polêmica em torno da canção para o crítico musical do The New York Times, Stephen Holden:

"Papa Don't Preach" é uma canção-mensagem que todo mundo está levando para o lado errado. Imediatamente disseram que eu estava incentivando toda jovem garota a ficar grávida. Quando eu ouvi a canção pela primeira vez, eu pensei que era bobagem. Depois eu pensei, espera um minuto, a canção é na verdade sobre uma garota que está tomando uma decisão em sua vida. Ela tem uma relação muito próxima com o pai e quer manter essa proximidade. Para mim, ela é uma celebração da vida. 'I love you, father, and I love this man and this child that is growing inside me' (Eu te amo, pai, e eu amo a este homem e a esta criança que está crescendo dentro de mim). Claro, quem sabe como isso vai acabar? Mas pelo menos ela começa positiva.

As pessoas que criticaram a canção incluem a colunista Ellen Goodman, que chamou o vídeo de "um comercial para a gravidez na adolescência". A advogada feminista Gloria Allred, porta-voz da Organização Nacional das Mulheres, raivosamente pediu a Madonna para fazer uma declaração pública ou outra gravação apoiando o ponto de vista oposto. Alfred Moran, diretor executivo da Planned Parenthood, também criticou canção temendo que isso pudesse prejudicar os esforços para promover o controle de natalidade entre adolescentes e que incentivaria a gravidez na adolescência. Recordando como suas clínicas estavam em 1985 cheias de meninas com roupas que eram uma imitação do estilo de Madonna, Moran disse que a mensagem da canção é que "é legal ficar grávida e ter o bebê é a coisa certa e uma coisa boa, e não ouvir seus pais, a escola, quem diz o contrário - não reclame, papai. A realidade é que o que Madonna está sugerindo às adolescentes é um caminho para a pobreza permanente.

O escritor da canção, Brian Elliot, comentou sobre o debate:

"Eu só queria fazer dessa menina na canção um personagem simpático. Sendo pai, eu gostaria de ser acessível para os problemas dos meus filhos."

Madonna evitou a polêmica e não comentou sobre o uso da canção como uma declaração antiaborto. Sua porta-voz, Liz Rosenberg, disse que:

"Ela [Madonna], está cantando uma canção, não está tomando uma posição" adicionando que "sua filosofia é que as pessoas podem pensar o que querem".

Letra 

Papa Don't Preach


Papa I know you're going to be upset
'Cause I was always your little girl
But you should know by now
I'm not a baby

You always taught me
right from wrong
I need your help
daddy please be strong
I may be young at heart
But I know what I'm saying

The one you
warned me all about
The one you said
I could do without
We're in an awful mess
And I don't mean maybe.. please

Papa don't preach..
I'm in trouble deep
Papa don't preach..
I've been losing sleep
But I made up my mind..
I'm keeping my baby
I'm gonna keep my baby mmm

He says that he's going to marry me
We can raise
a little family
Maybe we'll be all right
It's a sacrifice

But my friends keep telling me
to give it up
Saying I'm too young
I ought to live it up
What I need right now is
some good advice.. please

Papa don't preach..
I'm in trouble deep
Papa don't preach..
I've been losing sleep
But I made up my mind..
I'm keeping my baby
I'm gonna keep my baby ooh oh

Daddy daddy if you could only see
Just how good he's been treating me
You'd give us your blessing right now
'Cause we are in love
We are in love.. so please

Papa don't preach..
I'm in trouble deep
Papa don't preach..
I've been losing sleep
But I made up my mind..
I'm keeping my baby
I'm gonna keep my baby

Papa don't preach..
I'm in trouble deep
Papa don't preach..
I've been losing sleep
Papa don't preach..
I'm in trouble deep
Papa don't preach..
I've been losing sleep

I'm gonna keep my baby
Ooh don't you stop loving me daddy
I know I'm keeping my baby

Tradução

Papai, Não Passe sermão


Papai, eu sei que você vai ficar chateado
Pois eu sempre fui sua garotinha
Mas, você já deveria saber que
Eu não sou um bebê

Você sempre me ensinou
a diferença do certo e do errado
Eu preciso de sua ajuda,
papai, por favor seja forte
Eu posso ser jovem no coração
Mas eu sei o que estou dizendo

Aquele a respeito de quem
você me advertiu
Aquele com quem você disse
que eu não precisaria viver
Estamos numa bagunça terrível,
e eu não quero dizer talvez - por favor

Papai, Não Passe sermão,
Estou com um problemão
Papai, Não Passe sermão,
Eu tenho perdido o sono
Mas eu me decidi,
Estou mantendo meu bebê, oh
Eu vou manter meu bebê (gravidez)...

Ele diz que vai se casar comigo
Podemos construir
uma pequena família
Talvez nós fiquemos bem
É um sacrifício

Mas meus amigos continuam me dizendo
Para desistir disso
Dizendo que sou muito jovem,
que eu deveria viver
O que eu preciso agora
É de algum bom conselho, então por favor

Papai, Não Passe sermão,
Estou com um problemão
Papai, Não Passe sermão,
Eu tenho perdido o sono
Mas eu me decidi,
Estou mantendo meu bebê, oh
Eu vou manter meu bebê (gravidez)...

Papai, papai se você pudesse ver
Quão bem ele está me tratando
Você nos daria agora mesmo sua bênção
Pois estamos apaixonados,
nós estamos apaixonados, Então por favor

Papai, não discuta,
Estou com um problemão
Papai, não discuta,
Eu tenho perdido o sono
Mas eu me decidi,
Estou mantendo meu bebê, oh
Eu vou manter meu bebê (gravidez)...

Papai, Não Passe sermão,
Estou com um problemão
Papai, Não Passe sermão,
Eu tenho perdido o sono
Papai, Não Passe sermão,
Estou com um problemão
Papai, Não Passe sermão,
Eu tenho perdido o sono

Oh, vou manter meu bebê
Você não vai deixar de me amar, papaizinho?
Eu sei, vou manter meu bebê.

Papa Don't Preach live Re-Invention Tour 





Madonna - Papa Don't Preach






Um comentário:

  1. Adoroooooooo essa música. Inclusive se eu não me engano, o cara que faz papel de namorado dela no vídeo na verdade é o seu irmão Christopher.
    big beijos

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.