Como Surgiu a Canção

Eduardo e Mônica da Banda Legião Urbana (1986)

Eduardo e Monica foi composta por Renato Russo em 1978 e lançada em 1986 no álbum Dois, da banda Legião Urbana. Essa canção é umas das mais famosas da banda, que tem 73 versos distribuídos em quase 5 minutos de musica, no qual conta a história de amor de duas pessoas muito diferentes entre si. Eduardo e Mônica tem uma letra simples e cotidiana, com frases bem-humoradas que descrevem os personagens na evolução de sua relação.


Dois


Lançado em 1986, Dois foi o segundo álbum do grupo, com as músicas “Índios” e “Tempo Perdido”, “Eduardo e Mônica” fez com que a banda alcançasse uma rápida popularidade no país e uma grande “Legião” de fãs. O sucesso de Eduardo e Mônica, uma faixa que era considerada difícil, por não ter um refrão. O álbum vendeu mais de 1,2 milhão de cópias.



Como surgiu a Canção Eduardo e Mônica ?


E de onde veio a inspiração para Renato Russo criar a música Eduardo e Monica? A mídia sempre fez essa pergunta a Renato Russo, sobre a verdadeira identidade de Eduardo e Mônica. Ele acabou respondendo que a Mônica era inspirada em Leonice de Araújo Coimbra, artista plástica, com quem ele namorou no final da década de 70. Em uma entrevista concedida em 1995, Renato Russo disse:

“Eu morava sozinho e namorava uma menina com filhos, a Lea [Coimbra]. Isso era 77,78. É ela a Mônica da música, e eu sou o Eduardo, só que  menos bobo. É, eu lia, não era aquela coisa clube-e televisão da letra.”

No dia 7 de junho de 2011, para comemorar os 25 anos do lançamento oficial da música, foi lançado um pequeno videoclipe numa campanha publicitária da Vivo (operadora de telefonia móvel). O vídeo foi lançado no YouTube às vésperas do Dia dos Namorados, é uma homenagem a esta data e tem duração de 4:09, tendo "Eduardo e Mônica" como trilha sonora. A repercussão do vídeo foi tanta que, em pouco mais de dois dias após o seu lançamento, ultrapassou 2 milhões de visualizações, não apenas no YouTube, mas também em outros sites compartilhados, como Facebook e Orkut.

E tem mais, um filme inspirado na canção "Eduardo e Mônica" deve ser lançado no final de 2016. A produtora Gávea Filmes, comprou os direitos para a produção, previsto para chegar ao cinema após os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro.

Letra


Quem um dia irá dizer
Que existe razão
Nas coisas feitas pelo coração?
E quem irá dizer
Que não existe razão?

Eduardo abriu os olhos, mas não quis se levantar
Ficou deitado e viu que horas eram
Enquanto Mônica tomava um conhaque
No outro canto da cidade, como eles disseram

Eduardo e Mônica um dia se encontraram sem querer
E conversaram muito mesmo pra tentar se conhecer
Um carinha do cursinho do Eduardo que disse
"Tem uma festa legal, e a gente quer se divertir"

Festa estranha, com gente esquisita
"Eu não tô legal, não aguento mais birita"
E a Mônica riu, e quis saber um pouco mais
Sobre o boyzinho que tentava impressionar
E o Eduardo, meio tonto, só pensava em ir pra casa
"É quase duas, eu vou me ferrar"

Eduardo e Mônica trocaram telefone
Depois telefonaram e decidiram se encontrar
O Eduardo sugeriu uma lanchonete
Mas a Mônica queria ver o filme do Godard

Se encontraram, então, no parque da cidade
A Mônica de moto e o Eduardo de camelo
O Eduardo achou estranho e melhor não comentar
Mas a menina tinha tinta no cabelo

Eduardo e Mônica eram nada parecidos
Ela era de Leão e ele tinha dezesseis
Ela fazia Medicina e falava alemão
E ele ainda nas aulinhas de inglês

Ela gostava do Bandeira e do Bauhaus
Van Gogh e dos Mutantes, de Caetano e de Rimbaud
E o Eduardo gostava de novela
E jogava futebol-de-botão com seu avô

Ela falava coisas sobre o Planalto Central
Também magia e meditação
E o Eduardo ainda tava no esquema
Escola, cinema, clube, televisão

E mesmo com tudo diferente, veio mesmo, de repente
Uma vontade de se ver
E os dois se encontravam todo dia
E a vontade crescia, como tinha de ser

Eduardo e Mônica fizeram natação, fotografia
Teatro, artesanato, e foram viajar
A Mônica explicava pro Eduardo
Coisas sobre o céu, a terra, a água e o ar

Ele aprendeu a beber, deixou o cabelo crescer
E decidiu trabalhar (não!)
E ela se formou no mesmo mês
Que ele passou no vestibular

E os dois comemoraram juntos
E também brigaram juntos muitas vezes depois
E todo mundo diz que ele completa ela
E vice-versa, que nem feijão com arroz

Construíram uma casa há uns dois anos atrás
Mais ou menos quando os gêmeos vieram
Batalharam grana, seguraram legal
A barra mais pesada que tiveram

Eduardo e Mônica voltaram pra Brasília
E a nossa amizade dá saudade no verão
Só que nessas férias, não vão viajar
Porque o filhinho do Eduardo tá de recuperação

E quem um dia irá dizer
Que existe razão
Nas coisas feitas pelo coração?
E quem irá dizer
Que não existe razão?

Eduardo e Monica CLIPE OFICIAL LEGENDADO




Eduardo e Mônica - VIVO ( OFICIAL )






Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.