Billie Jean de Michael Jackson (1983)

 A História Fascinante de "Billie Jean" e Seu Impacto na Música Pop

Você já se perguntou como uma música pode se tornar uma lenda? Explore conosco a fascinante trajetória de "Billie Jean", uma das canções mais icônicas de Michael Jackson. Lançada em 1982 como o segundo single do álbum *Thriller*, esta faixa não apenas catapultou Jackson ao estrelato, mas também deixou uma marca indelével na história da música pop.


A Produção de "Billie Jean": Um Trabalho Minucioso

Você sabia que "Billie Jean" quase não entrou no álbum Thriller? Inicialmente, o renomado produtor Quincy Jones considerou que a música não era suficientemente boa e até cogitou cortá-la do álbum. Felizmente, Michael Jackson conseguiu convencer Jones a manter a faixa. "Billie Jean" é famosa por seu baixo marcante e os vocais distintos de Jackson. O engenheiro de som Bruce Swedien realizou 91 mixagens antes de finalizar a versão definitiva – um exemplo do trabalho meticuloso envolvido na produção de uma grande música!


O Impacto Global de "Billie Jean"

Lançada em 2 de janeiro de 1983, "Billie Jean" rapidamente se tornou um sucesso global. A música dominou as paradas em países como Espanha e Suíça, além de alcançar o top 10 em lugares como Áustria, Itália e Noruega. Nos Estados Unidos, "Billie Jean" foi um verdadeiro fenômeno, liderando as paradas pop por sete semanas e as paradas rhythm & blues por nove semanas. Em 1989, a canção foi certificada disco de platina pela Recording Industry Association of America (RIAA).


Reconhecimentos e Legado Duradouro

"Billie Jean" conquistou prêmios significativos, incluindo dois Grammys e um American Music Award. O videoclipe inovador ajudou a MTV a ganhar popularidade e foi o primeiro de um artista negro exibido pelo canal. O clipe também recebeu um Emmy pela apresentação de Jackson na Motown 25: Yesterday, Today, Forever, onde ele revelou o icônico "Moonwalk". Em 2021, o videoclipe ultrapassou 1 bilhão de visualizações no YouTube, sendo o primeiro de Jackson a alcançar essa marca.


O Impacto da Dança de Michael Jackson

Quando falamos de "Billie Jean", a dança revolucionária de Michael Jackson é impossível de ignorar. A apresentação de Jackson nesta música não apenas definiu uma era, mas também deixou um legado duradouro no mundo da dança e do entretenimento.


O Famoso "Moonwalk"

Um dos movimentos mais memoráveis de Michael Jackson em "Billie Jean" é o famoso "Moonwalk". Embora o passo tenha sido usado por outros antes de Jackson, foi sua execução durante a apresentação de 1983 na Motown 25: Yesterday, Today, Forever que o tornou um fenômeno global. O "Moonwalk" rapidamente se tornou sinônimo de Michael Jackson e é um dos passos de dança mais icônicos da história.



O Impacto do Videoclipe

O videoclipe de "Billie Jean" desempenhou um papel crucial na popularização da dança de Jackson. Lançado em 1983, o vídeo mostrava Jackson realizando coreografias inovadoras, como dançar em uma rua iluminada, onde cada passo parecia energizar o cenário ao redor. A combinação da música com a dança criou uma experiência visual e auditiva impressionante que capturou a imaginação do público.


Coreografia e Inovação

Michael Jackson não era apenas um cantor, mas também um bailarino inovador. Em "Billie Jean", ele combinou movimentos fluidos e precisos, criando uma coreografia única. Jackson e o coreógrafo Michael Peters trabalharam juntos para criar um estilo de dança sofisticado e acessível, utilizando iluminação e efeitos especiais criativos. Essa abordagem transformou suas performances em momentos memoráveis.


A Inspiração por Trás de "Billie Jean"

A letra de "Billie Jean" tem origens interessantes. Alguns acreditam que a música se baseia em uma fã com problemas mentais que alegava que Jackson era o pai de seu filho. Outros achavam que a canção poderia se referir à tenista Billie Jean King, embora isso não faça muito sentido. Michael Jackson revelou que "Billie Jean" representa as groupies – fãs que alegam ter filhos de músicos. Ele também mencionou que a canção é uma continuação da música "Wanna Be Startin' Somethin'", inspirada nas groupies que perseguiam seus irmãos.


Produção e Impacto Cultural

"Billie Jean" não só marcou a década de 80, como também ajudou a solidificar Michael Jackson como um artista global. Com seu ritmo contagiante e baixo inconfundível, a música exemplifica o estilo inovador de Jackson. A contribuição de músicos como Leon Ndugu Chancler e Louis Johnson ajudou a criar um clássico que continua a ser reverenciado hoje.



O que você acha da história por trás de "Billie Jean"? A música e o videoclipe continuam tão impactantes para você quanto foram na época? Deixe suas opiniões e compartilhe suas lembranças nos comentários abaixo!

Junior Solid

(Vídeos após a letra)


Letra da Musica Billie Jean

Billie Jean - Michael Jackson

Composição: Michael Jackson.


Ela parecia mais uma rainha da beleza de uma cena de filme

She was more like a beauty queen from a movie scene


Eu disse: Não importa, mas o que você quer dizer com: Eu sou o cara

I said: Don't mind, but what do you mean: I am the one


Quem vai dançar com você na pista de dança?

Who will dance on the floor in the round?


Ela disse que eu sou o cara com quem ela vai dançar na pista de dança

She said I am the one who will dance on the floor in the round



Ela me disse que seu nome era Billie Jean, enquanto causava uma cena

She told me her name was Billie Jean, as she caused a scene


Então todas as cabeças viraram com olhares que sonhavam em ser o cara

Then every head turned with eyes that dreamed of being the one


Quem vai dançar com ela na pista de dança

Who will dance on the floor in the round



Todos sempre me falavam: Cuidado com o que você faz

People always told me: Be careful of what you do


E não saia por aí quebrando os corações das meninas

And don't go around breaking young girl's hearts


Minha mãe sempre me dizia: Cuidado com quem você ama

My mother always told me: Be careful of who you love


E cuidado com o que você faz, porque a mentira se torna verdade

And be careful of what you do, 'cause the lie becomes the truth


A Billie Jean não é minha amante

The Billie Jean is not my lover


É só uma garota que diz que sou o cara

She's just a girl who claims that I am the one


Mas o garoto não é meu filho

But the kid is not my son


Ela diz que sou o cara, mas o garoto não é meu filho

She says I am the one, but the kid is not my son


Por 40 dias e 40 noites

For forty days and for forty nights


A lei estava a seu favor

The law was on her side


Mas quem aguenta quando ela usa

But who can stand when she's in demand


Suas estratégias e planos

Her schemes and plans


Porque nós dançamos na pista de dança

'Cause we danced on the floor in the round


Então siga meu forte conselho

So take my strong advice


Sempre lembre de pensar duas vezes

Just remember to always think twice


(Pense duas vezes, pense duas vezes)

(Do think twice, do think twice)



Ela disse: Meu amor, nós dançamos até às três da manhã

She told: My baby, we danced 'til three


Então ela olhou pra mim

Then she looked at me


Mostrou uma foto: Meu bebê chorou

Then showed a photo: My baby cried


Seus olhos eram como os meus

His eyes were like mine


Porque nós dançamos na pista de dança, querida

'Cause we danced on the floor in the round, baby


Todos sempre me falavam: Cuidado com o que faz

People always told me: Be careful of what you do


E não saia por aí quebrando os corações das meninas

And don't go around breaking young girls' hearts


Mas ela veio e ficou bem do meu lado

But she came and stood right by me


E só de sentir seu doce perfume

Just to smell her sweet perfume


Isso aconteceu muito cedo

This happened much too soon


Ela me chamou para seu quarto

She called me to her room


A Billie Jean não é minha amante

The Billie Jean is not my lover


É só uma garota que diz que sou o cara

She's just a girl who claims that I am the one


Mas o garoto não é meu filho

But the kid is not my son


A Billie Jean não é minha amante

The Billie Jean is not my lover


É só uma garota que diz que sou o cara

She's just a girl who claims that I am the one


Mas o garoto não é meu filho

But the kid is not my son


Ela diz que sou o cara, mas o garoto não é meu filho

She says I am the one, but the kid is not my son


Ela diz que sou o cara, mas o garoto não é meu filho

She says I am the one, but the kid is not my son


A Billie Jean não é minha amante

The Billie Jean is not my lover


É só uma garota que diz que sou o cara

She's just a girl who claims that I am the one


(Não, ela não é meu amor)

(No, she is not just my baby)


Mas o garoto não é meu filho

But the kid is not my son


Ela que diz que sou o cara, mas o garoto não é meu filho

She says I am the one, but the kid is not my son


Ela diz que eu sou o cara

She says I am the one


(Você sabe o que você fez)

(You know what you did)


Ela diz que ele é meu filho

She says he is my son


(Quebrando meu coração, querida)

(Breaking my heart, babe)


Ela diz que sou o cara

She says I am the one


A Billie Jean não é minha amante

The Billie Jean is not my lover


A Billie Jean não é minha amante

The Billie Jean is not my lover


A Billie Jean não é minha amante

The Billie Jean is not my lover


A Billie Jean não é minha amante

The Billie Jean is not my lover


(Me chame, Billie Jean)

(Call me, Billie Jean)


A Billie Jean não é minha amante

The Billie Jean is not my lover


(Ela não está na cena)

(She is not at the scene)


A Billie Jean não é minha amante

The Billie Jean is not my lover


Michael Jackson - Billie Jean (Official Video)


Michael Jackson - Billie Jean - 25 anos da gravadora Motown (Ao Vivo 1983)


Michael Jackson - Billie Jean - Ao Vivo Munich 1997- Widescreen HD





Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.