Let It Be da Banda The Beatles (1970)

 A canção "Let It Be" dos Beatles, foi lançado em 1970 no ultimo álbum em atividade, também chamada de Let It Be, e foi composta por Paul McCartney, creditada à dupla Lennon-McCartney.

A canção foi escrita quando decidiram fazer um disco ao vivo nos novos estúdios da Apple, cujo disco se chamaria “Get Back”. 


Let It Be” é uma das melhores músicas dos Beatles, uma das melhores canções de Paul McCartney e com certeza faz parte das melhores obras musicais e artísticas do mundo.

A expressão "let it be" pode ser traduzida, em português, como "deixe estar", "deixe acontecer" ou, pela expressão bem brasileira, "deixe rolar".

Como surgiu a canção Let It Be?

A inspiração por trás da música Let It Be que foi escrita por Paul McCartney nos anos 60, durante um período turbulento para os Beatles, no qual a banda estava prestes a se desfazer. Embora muita gente atribua um sentido religioso à canção, na verdade a letra é mais íntima para o compositor.

Numa noite difícil, Paul McCartney teve um sonho com a sua mãe que tinha morrido há mais de 10 anos. E segundo ele:

"Foi bom vê-la porque isso é fantástico nos sonhos: Você fica unida a essa pessoa por segundos e parece que esteve presente fisicamente também. Foi ótimo para mim e ela parecia estar em paz no sonho dizendo, ‘Tudo ficará bem, não se preocupe, pois tudo se acertará.’ Eu não me lembro se ela usou a palavra ‘Let it be’ (Deixa estar) mas era o sentido do seu conselho. Eu me senti muito abençoado por ter tido aquele sonho. E comecei a canção literalmente com a frase ‘Mother Mary.’ A canção é baseada naquele sonho."

Paul, Mary e Michael McCartney

Na canção Paul demonstra todo o seu pensamento positivo e apesar de "Mother Mary" ser sua mãe, a canção traz certo sentimento de oração, dizendo que:

 “Quando eu me encontro em tempos atribulados, a mãe Mary vem até mim dizendo palavras de sabedoria, deixe estar. E em horas de escuridão, ela fica em frente a mim, dizendo palavras de sabedoria, deixe estar.”

A canção e a religião

Em 1970, quando foi lançada, a música foi interpretada por muitos fãs como um recado sobre a separação da banda, outras vezes tem uma interpretação religiosa por conta do verso “Mãe Mary” [“Mother Mary”] que, em inglês, parece se referir a mãe de Jesus. 

"Estou muito feliz se as pessoas quiserem usá-la para reforçar a fé. Eu não tenho problema com isso. Eu acho que é ótimo ter fé de qualquer tipo".

A canção começa com a figura maternal, "Maria", se aproximando do sujeito lírico perturbado e procurando acalmá-lo. Não sabemos se é um sonho, uma memória ou apenas a sua imaginação que procura recordar as palavras da mãe nas ocasiões mais difíceis.

Numa leitura mais ampla e afastada do contexto pessoal, esta poderia ser entendida como uma manifestação da Virgem Maria, figura maternal e piedosa por natureza, segundo a religião católica.

Aqui, Maria representa a mãe de Paul mas também todas as mães que surgem nos momentos de sufoco para reconfortar e aconselhar seus filhos com "palavras de sabedoria".

Contexto histórico


O período de produção e lançamento da música (1969 e 1970) foi uma época marcada por inúmeros conflitos políticos e palco de várias transformações sociais. Trata-se de um tempo de grande confronto entre as mentalidades conservadoras e as novas correntes culturais que faziam da liberdade sua maior bandeira.

Letra


Let It Be - The Beatles


When I find myself in times of trouble

Mother Mary comes to me

Speaking words of wisdom

Let it be


And in my hour of darkness

She is standing right in front of me

Speaking words of wisdom

Let it be


Let it be, let it be

Let it be, let it be

Whisper words of wisdom

Let it be


And when the brokenhearted people

Living in the world agree

There will be an answer

Let it be


For though they may be parted

There is still a chance that they will see

There will be an answer

Let it be


Let it be, let it be

Let it be, let it be

Yeah, there will be an answer

Let it be


Let it be, let it be

Let it be, let it be

Whisper words of wisdom

Let it be


Let it be, let it be

Let it be, yeah, let it be

Whisper words of wisdom

Let it be


And when the night is cloudy

There is still a light that shines on me

Shine on 'til tomorrow

Let it be


I wake up to the sound of music

Mother Mary comes to me

Speaking words of wisdom

Let it be


Let it be, let it be

Let it be, yeah, let it be

Oh, there will be an answer

Let it be


Let it be, let it be

Let it be, yeah, let it be

Oh, there will be an answer

Let it be


Let it be, let it be

Let it be, yeah, let it be

Whisper words of wisdom

Let it be


Tradução


Deixe Estar - The Beatles


Quando me encontro em momentos difíceis

A Mãe Maria vem até mim

Dizendo palavras de sabedoria

Deixe estar


E nas minhas horas de escuridão

Ela está em pé bem diante de mim

Dizendo palavras de sabedoria

Deixe estar


Deixe estar, deixe estar

Deixe estar, deixe estar

Sussurrando palavras de sabedoria

Deixe estar


E quando as pessoas de coração partido

Vivendo no mundo concordarem

Haverá uma resposta

Deixe estar


Pois embora elas possam estar separadas

Ainda há uma chance de elas verem

Haverá uma resposta

Deixe estar


Deixe estar, deixe estar

Deixe estar, deixe estar

Sim, haverá uma resposta

Deixe estar


Deixe estar, deixe estar

Deixe estar, deixe estar

Sussurrando palavras de sabedoria

Deixe estar


Deixe estar, deixe estar

Deixe estar, sim, deixe estar

Sussurrando palavras de sabedoria

Deixe estar


E quando a noite está nublada

Ainda há uma luz que brilha sobre mim

Brilha até o amanhã

Deixe estar


Eu acordo com o som da música

A Mãe Maria vem até mim

Dizendo palavras de sabedoria

Deixe estar


Deixe estar, deixe estar

Deixe estar, sim, deixe estar

Oh, haverá uma resposta

Deixe estar


Deixe estar, deixe estar

Deixe estar, sim, deixe estar

Oh, haverá uma resposta

Deixe estar


Deixe estar, deixe estar

Deixe estar, sim, deixe estar

Sussurrando palavras de sabedoria

Deixe estar


Por Junior Solid


Let It Be - The Beatles - Legendado


Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.