Música Urbana da Banda Capital Inicial (1986)

Música Urbana faz parte do álbum gravado pelo Capital Inicial em 1986, que leva o mesmo nome da banda. A canção foi escrita por Renato Russo, na época do Aborto Elétrico.

Poucos tiveram efetivamente a chance de conhecer a banda Aborto Elétrico, mas hoje, todos nós conhecemos seus frutos. A banda esteve na ativa entre os anos de 1978 e 1982, e ficou marcada por sair dois dos grupos mais importantes da história do rock brasileiro,  Legião Urbana e Capital Inicial. Foi formada originalmente por André Pretorius (guitarra), Fê Lemos (bateria) e Renato Russo (baixo e vocal).


Como Surgiu a Canção Musica Urbana ?

Fê e Flávio Lemos, em vídeo pulicado no canal do Capital Inicial no Youtube, relembram que a inspiração de Renato para criar a letra veio justamente da noite anterior ao ensaio no qual nasceu a música. Os membros da banda foram para uma festa e tiveram que andar boa parte do trajeto a pé, diante da falta de transporte público local. Flávio relembrou:

"Chegou a madrugada. A festa acabou. Voltamos a pé. Éramos um grupo de 6 ou 8 pessoas. Essa caminhada demorou umas duas horas pelo menos. Estava ventando frio. Chegamos na plataforma e esperamos amanhecer porque os primeiros ônibus começavam a circular às 6 da manhã. Ficamos sentados ali esperando o cheiro de gasolina e óleo diesel. Era inverno e baixou uma neblina antes de amanhecer. De onde a gente estava sentado, normalmente você vê a torre que fica logo à frente."

Em entrevista ao programa Por Trás da Canção do canal BIS, Dinho Ouro Preto revela que insistiu para inserir algumas letras da antiga banda de Renato Russo no setlist do Capital. O vocalista ligou de um orelhão para Renato pedindo para ele finalizar os versos. Na mesma hora, Renato completou a música e Dinho lembrou que ficou desesperado procurando um papel e uma caneta para poder anotar.

"Um dia liguei para ele do orelhão de um conjunto comercial que tinha em Brasília. Ele falou ‘Beleza, Dinho’. Me passou isso por telefone, e eu estava em um orelhão. Eu nem lembro direito como que eu fiz. Acho que peguei uma caneta emprestada de algum transeunte."

O Retrato da cidade de Brasília nos anos 80

A letra é a cara da cidade de Brasília. Quando Renato Russo cita “as ruas têm cheiro de gasolina e óleo diesel”, ele estava se referindo as ruas da rodoviária de Brasília.

Já em “por toda a plataforma você não vê a torre”, Renato também falava sobre a rodoviária e a Torre de TV, um dos pontos turísticos da cidade. Na verdade é possível sim ver a torre da plataforma superior da rodoviária de Brasília. Mas então de onde Renato tirou esse verso? No dia que escreveu a canção, Renato estava sentado na plataforma da rodoviária onde normalmente é possível ver a Torre de TV, mas uma neblina cobria a visão, logo ”por toda a plataforma você não vê a torre”.

De acordo com o jornalista Olímpio Cruz Neto, a “Música Urbana” original é um retrato de Brasília nos anos 80, sendo reflexo de tempos enfurecidos. Ele fala mais sobre isso em seu livro “Playlist — Crônicas sentimentais de canções inesquecíveis“, lançado em 2018. Em sua visão:

"A visão da Rodoviária, da Torre de TV, os carros, o cheiro de gasolina, a sensação de abandono da cidade… Aqueles vazios desesperadores de Oscar Niemeyer na urbe que pareciam refletir os descampados existenciais de toda uma geração asfixiada pelos tecnocratas e milicos."

Letra

Música Urbana - Capital Inicial
Composição: Renato Russo


Contra todos

E contra ninguém

O vento quase sempre

Nunca tanto diz

Estou só esperando

O que vai acontecer


Eu tenho pedras

Nos sapatos

Onde os carros

Estão estacionados

Andando por ruas

Quase escuras

Os carros passam


Contra todos

E contra ninguém

O vento quase sempre

Nunca tanto diz

Estou só esperando

O que vai acontecer


Eu tenho pedras

Nos sapatos

Onde os carros

Estão estacionados

Andando por ruas

Quase escuras

Os carros passam


As ruas têm cheiro

De gasolina e óleo diesel

Por toda a plataforma

Toda plataforma

Toda a plataforma

Você não vê a torre


Tudo errado, mas tudo bem

Tudo quase sempre

Como eu sempre quis

Sai da minha frente

Que agora eu quero ver


Não me importam os seus atos

Eu não sou mais um desesperado

Se ando por ruas quase escuras

As ruas passam


Tudo errado, mas tudo bem

Tudo quase sempre

Como eu sempre quis

Sai da minha frente

Que agora eu quero ver


Não me importam os seus atos

Eu não sou mais um desesperado

Se eu ando por ruas quase escuras

As ruas passam


As ruas têm cheiro

De gasolina e óleo diesel

Por toda a plataforma

Toda plataforma

Toda a plataforma

Você não vê a torre


Por Junior Solid


CAPITAL INICIAL | MÚSICA URBANA (Video Original)


CAPITAL INICIAL | MÚSICA URBANA - ACÚSTICO MTV









 

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.