Stranger in Moscow de Michael Jackson - (1996)

 A canção "Stranger in Moscow" foi lançada mundialmente em 1996 e é o último single do álbum duplo “HIStory: Past, Present and Future — Book I”, do cantor e compositor Michael Jackson. A canção está no grupo das melhores baladas da carreira de Jackson, mas a principal diferença aqui é a sua letra totalmente autobiográfica.


Critica

A canção foi muito bem recebida pelos críticos, que alegaram que a musicalidade de Jackson tinha tomado um excelente caminho. Um crítico do Los Angeles Times disse que a canção era a razão para Jackson ser chamado de "gênio"

"Uma belíssima balada acompanhada com o som da chuva." 

O trabalho foi geralmente bem recebido pela crítica. Muitos acreditam que é nela que o gênio do artista se manifesta de forma especialmente clara.

Como surgiu a canção Stranger in Moscow ?

A canção foi escrita por Jackson enquanto estava em turnê na cidade Moscou no ano de 1993, quando ele compôs a música, ele estava se sentindo só. A canção fala de paranóia e solidão. 

“Ela caiu no meu colo”, ele recorda. 

“Porque assim é como eu estava me sentindo na época. Sozinho em meu hotel, e estava chovendo, e eu apenas comecei a escrevê-la”.

Em resposta ao repórter da VH-1 sobre a música, Jackson disse:

"Eu a escrevi em Moscou. A letra é totalmente autobiográfica. Quando você ouve frases como "Aqui abandonado na minha fama....Apocalipse do cérebro"- naquele momento, na última turnê enquanto eu estava em Moscou, era como eu estava me sentindo. Foi meio como se tivesse criado sozinho, apareceu para mim, porque era como eu me sentia naquele momento. Totalmente sozinho, no meu hotel, estava chovendo e eu simplesmente comecei e escrever."

É notável ver nos vídeos do show da Dangerous World Tour de Moscou, que a chuva atrapalha o desempenho de Michael e sua equipe no palco, isso mostra que realmente chovia no dia em que ele compôs a música, e seria a explicação para o som de chuva caindo no início da canção. Logo se vê que Jackson quis captar ao máximo aquele momento de solidão na música.

Stranger in Moscow é uma canção que retrata a nostalgia de um homem que não teve uma infância feliz, que vivia sozinho em uma imensa mansão, sendo odiado pela metade do mundo e amado pela outra. Tudo nessa música é extremamente melódico.

Uma guitarra de fundo foi tocada por Steve Lukather enquanto teclados, sintetizadores e baixos são creditados a David Paich e Steve Porcaro.

Videoclip

O vídeo foi dirigido por Nicholas Brandt e filmado em Los Angeles em julho de 1996 e mostra Jackson e mais cinco personagens vivendo uma vida de solidão na capital russa. Moscou foi escolhida como palco do vídeo por ser uma cidade silenciosa. O Clip foi gravado num estúdio, onde depois foi inserido o cenário da cidade. Os efeitos especiais aparecem em câmera lenta, como as aves e vespas voando, ou o café derramando sob a mesa, um enredo visivelmente lento, “sem alegria” em preto e branco é construído em torno do tema da solidão no meio da multidão. Diferente dos trabalhos anteriores, a canção não teve elementos de dança e coreografias.



Letra

Stranger In Moscow
Michael Jackson


I was wondering in the rain

Mask of life, feelin' insane

Swift and sudden fall from grace

Sunny days seem far away

Kremlin's shadow belittlin' me

Stalin's tomb won't let me be

On and on and on it came

Wish the rain would just let me be


How does it feel

(How does it feel)

How does it feel

How does it feel

When you're alone

And you're cold inside


Here abandoned in my fame

Armageddon of the brain

KGB was doggin' me

Take my name and just let me be

Then a begger boy called my name

Happy days will drown the pain

On and on and on it came

In the rain, and again, and again

Take my name and just let me be


How does it feel

(How does it feel)

How does it feel

How does it feel

(How does it feel)

How does it feel

(How does it feel now)

How does it feel

How does it feel

When you're alone

And you're cold inside


How does it feel

(How does it feel)

How does it feel

How does it feel

How does it feel

How does it feel

(How does it feel now)

How does it feel

How does it feel

When you're alone

And you're cold inside


Like a stranger in Moscow

(Lord have mercy)

Like a stranger in Moscow

(Lord have mercy)

We're talkin' danger

We're talkin' danger baby

Like a stranger in Moscow

We're talkin' danger

We're talkin' danger baby

Like a stranger in Moscow

I'm livin' lonely

I'm livin' lonely, baby

A stranger in Moscow


[KGB Interrogatory (Russian to English translation]

Why have you come from the West? Confess!

To steal the great achievements of the people

The accomplishments of the workers


Tradução

Estranho Em Moscou
Michael Jackson


Eu andava na chuva

Máscara da vida, sentimento insano

Queda súbita e repentina da graça

Dias ensolarados parecem distantes

A sombra do Kremilin inferiorizando-me

O túmulo de Stalin não me deixa em paz

De novo e de novo e de novo ela vem

Quero que a chuva apenas me deixe em paz


Como se sente

(Como se sente)

Como se sente

Como se sente

Quando você é sozinho

E frio por dentro


Aqui abandonado na minha fama

Armagedom da mente

A KGB esteve interrogando-me

Pegue meu nome e apenas me deixe em paz

Quando um garoto mendigo chamou meu nome

Dias alegres amenizarão a dor

De novo e de novo e de novo ela vem

Na chuva, e de novo, e de novo

Pegue meu nome e apenas me deixe em paz


Como se sente

(Como se sente)

Como se sente

Como se sente

(Como se sente)

Como se sente

(Como se sente agora)

Como se sente

Como se sente

Quando você é sozinho

E frio por dentro


Como se sente

(Como se sente)

Como se sente

Como se sente

Como se sente

Como se sente

(Como se sente agora)

Como se sente

Como se sente

Quando você é sozinho

E frio por dentro


Como um estranho em Moscou

(Senhor, tenha misericórdia)

Como um estranho em Moscou

(Senhor, tenha misericórdia)

Estamos conversando sob perigo

Estamos conversando sob perigo, garota

Como um estranho em Moscou

Estamos conversando sob perigo

Estamos conversando sob perigo, garota

Como um estranho em Moscou

Eu estou vivendo solitário

Eu estou vivendo solitário, garota

Um estranho em Moscou


[Interrogatório da KGB]

Por que você veio do Oeste? Confesse!

Para roubar as grandes realizações dos povos

As realizações dos trabalhadores


Por Junior Solid


Michael Jackson - Stranger In Moscow (Legendado)


Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.