Olhar 43 da Banda RPM (1985)

 A canção "Olhar 43" da banda RPM que faz parte do seu primeiro álbum, Revoluções por Minuto, lançado em 1985. A canção, que é um dos maiores sucessos da banda, foi escrita por Luis Schiavon e Paulo Ricardo.


Como surgiu a canção Olhar 43?

Paulo Ricardo, quando era garoto, assistia muita televisão e adorava assistir um programa chamado Balança mais não cai e tinha uma dupla de conquistadores baratos que ia pra cima da mulherada e falavam um número. De acordo com os autores da música, o olhar 43 seria o modo como uma pessoa tímida tenta seduzir outra, olhando fixamente para esta, geralmente com os olhos semicerrados.

Essa gíria surgiu no começo da década de 1980 e ficou nacionalmente conhecida por causa da música “Olhar 43”. Em trecho da música, o autor explica, superficialmente, qual seria o sentido do olhar 43: 

“E pra você eu deixo apenas / Meu olhar 43, / Aquele assim meio de lado / Já saindo / Indo embora, louco por você”. 

Desde os anos 1980, o olhar 43 virou sinônimo de charme, uma atitude típica das pessoas que tentam seduzir ou sensualizar de modo discreto.

Paulo Ricardo, ainda detalha que na infância era um garoto muito introvertido e explica que hoje em dia existe um empoeiramento feminino, mas em sua época se não tentasse se aproximar de uma garota, certamente não conseguiria nada.

"Na verdade é o olhar de uma pessoa tímida. Eu sou tímido desde que eu não esteja no palco", explicou. 

Em entrevista a Rafa Brites, ele confessou que sempre foi tímido com as mulheres. 

"Eu sempre fui o palhaço da classe, mas eu sempre fui tímido com o approach ao sexo oposto", falou.


Letras

Olhar 43 - RPM


Seu corpo é fruto proibido

É a chave de todo pecado e da libido

E prum garoto introvertido como eu

É a pura perdição.


É um lago negro o seu olhar

É água turva de beber, se envenenar

Nas suas curvas derrapar, sair da estrada

E morrer no mar (no mar).


É perigoso o seu sorriso

É um sorriso assim jocoso, impreciso

Diria misterioso, indecifrável

Riso de mulher.


Não sei se é caça ou caçadora

Se é Diana ou Afrodite

Ou se é Brigite, Stephanie de Mônaco

Aqui estou, inteiro ao seu dispor (princesa).


Pobre de mim

Invento rimas assim pra você

E o outro vem em cima

E você nem pra me escutar.


Pois acabou, não vou rimar porra nenhuma

Agora vai como sair

Que eu já não quero nem saber

Se vai caber ou vão me censurar (será?).


E pra você eu deixo apenas

Meu olhar 43

Aquele assim, meio de lado

Já saindo, indo embora

Louco por você

Que pena!

Que desperdício!


RPM - Olhar 43 (Video Programa Mixto Quente)



Por Junior Solid


Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.