Romaria de Elis Regina (1977)
A música de fé “Romaria” de Elis Regina
Elis Regina cantou em diversos gêneros, desde a MPB, passando pela bossa nova, o samba, o rock ao jazz. Entre os seus sucesso estão: “Águas de março”, “Como nossos pais”, “Aos nossos filhos”, “Aquarela do Brasil”, entre outros.
Como surgiu a canção Romaria
Composta por Renato Teixeira e gravada em 1977 por Elis Regina, a música Romaria tornou-se um enorme sucesso em todo o Brasil. A canção surgiu das observações de Renato Teixeira dos romeiros rumo à Aparecida do Norte em São Paulo, considerado por outros cantores como um grande estudioso e preservador da cultura paulista.
Em uma entrevista para o jornal Renato Teixeira explicou um pouco do momento da criação da música:
“Eu morava em Taubaté e ia muito a Aparecida, para casamentos, batizados e fazia também serenatas no colégio das freiras. O que me fascinava lá era o romeiro. O romeiro é uma coisa linda que traz uma pureza no olhar. Para pagar promessa para santo, o cara tem que ser muito decente. E sempre me impressionei muito com a fisionomia dos romeiros, com o fato de eles colocarem a melhor roupa para ir à romaria. Para mim, quando se fala que a “fé move montanhas”, está se falando do romeiro. E “Romaria” é uma canção para o romeiro que vai a Aparecida. A história de Nossa Senhora Aparecida é muito bonita e, vamos dizer assim, chuleia a história do Brasil. Sempre acompanha a gente. É o grande símbolo da Nação”, disse Renato.
A canção Romaria de Renato Teixeira abriu as porteiras de um universo e o "Caboclo picando fumo" saltou do brejo e se assumiu como um dos mais importantes inspiradores do Cancioneiro Popular Brasileiro, de acordo com os comentários de Rosa Nepomuceno na página 372 do Livro "Música Caipira - Da Roça ao Rodeio".
A música foi também gravada por Sérgio Reis, Tição Carreiro e Pardinho, Pedro Bento e Zé da Estrada, Leandro e Leonardo, Fábio Junior, Chitãozinho e Xororó, João Mineiro e Marciano.
O poeta Haroldo de Campos já deu muitos elogios a letra dessa musica e afirmou que é uma das melhores músicas brasileiras dos anos 70 e que era a única obra da música brasileira naquela década elaborada sob a ótica do concretismo e a canção também ajudou a reverter o abandono em que se encontrava a música caipira e sua história. Com Romaria sendo cantada pela Elis, o gênero se regenerou com outros músicos.
Curiosidades
- Por causa da gargalhada escancarada e da grande vibração, o poeta Vinícius de Morais apelidou Elis de "Pimentinha". Outro apelido da cantora era "Baixinha", por causa do seu 1 metro e 54 centímetros de altura.
- Poucas pessoas sabem quem realmente descobriu Elis. Foi um vendedor da gravadora Continental chamado Wilson Rodrigues Poso, que a ouviu cantando menina, aos quinze anos, em Porto Alegre. Ele sugeriu à Continental que a contratasse, e em 1962 saiu o disco dela. Levei Elis ao meu programa, fui o primeiro a tocar seu disco no rádio. Naquele dia eu disse: Menina, você vai ser a maior cantora do Brasil. Está gravado.
Angélica Weise | Jornalista
Via 99Freelas
Via 99Freelas
Letra
É de sonho e de pó,
o destino de um só
Feito eu perdido em pensamentos
Sobre o meu cavalo
É de laço e de nó de gibeira o jiló
dessa vida cumprida a só
Sou caipira Pirapora Nossa
Senhora de Aparecida
Ilumina a mina escura e funda
O trem da minha vida
O meu pai foi peão,
minha mãe solidão
Meus irmãos perderam-se na vida
Em busca de aventuras
Descasei e joguei, investi, desisti
Se há sorte eu não sei, nunca vi…
Sou caipira Pirapora Nossa
Senhora de Aparecida
Ilumina a mina escura
E funda o trem da minha vida
Me disseram porém
Que eu viesse aqui
Pra pedir em romaria e preces
Paz nos desaventos
Como não sei rezar
Só queria mostrar
Meu olhar
Meu olhar
Meu olhar…
Nenhum comentário