Azul da Cor do Mar de Tim Maia (1970)

Azul da cor do mar: a música que  trouxe Tim Maia para as paradas de sucesso.

Um dos artistas mais queridos e mais controversos da nossa  música popular  brasileira  foi o saudoso Tim Maia. Nascido como Sebastião Rodrigues Maia, em 28 de setembro de 1942, carioca da gema do bairro da Tijuca, sempre  foi fissurado  por música, mas que não teve muita  sorte na vida.  Depois  de muitas cabeçadas no exterior, Tim resolve voltar ao país para tentar novamente o sucesso no Brasil e acaba por conhecer e indo morar com o músico Fábio e o produtor Glauco.


Tim  tinha uma personalidade explosiva e um tanto quanto agressiva, mas ao mesmo tempo era uma pessoa muito solitária e muito romântica também, mas que não tinha muita sorte no amor. Sendo que, o fato de ficar de favor na casa dos seus amigos não facilitava a sua vida, pois o movimento de mulheres no apartamento era enorme, mas nenhuma dava papo para o cantor gordinho e pobre, aumentando ainda mais o desgosto do cantor.

Assim,  podemos dizer que o ano de 1969, não  foi um bom ano para o  cantor, podia-se dizer ainda, que Tim Maia estava no fundo poço, sem dinheiro, sem mulher e sem  conseguir gravar seu álbum e, dentro desse  contexto que surgiu a música “Azul da Cor do Mar”.

Como surgiu a Canção Azul da Cor do Mar


A música foi escrita em um final de semana do ano de 1970,  quando Glauco e Fábio saíram para fazer shows e Tim, que até então dormia na sala, resolveu dormir em um dos quartos disponíveis, escolhendo então pelo quarto do Glauco. Neste quarto havia um cartaz, de uma mulher nua em uma praia do Taiti e, Tim inspirado por aquele mar azul e por estar muito triste e carente, compôs  uma música cheia de sentimento, que demonstrava aquele seu momento e que marcaria para sempre a sua vida:

Ah! Se o mundo inteiro me pudesse ouvir
Tenho muito pra contar
Dizer que aprendi
E na vida a gente tem que entender
Que um nasce pra sofrer
Enquanto o outro ri
Mas quem sofre sempre tem que procurar
Pelo menos vir a achar
Razão para viver
Ver na vida algum motivo pra sonhar
Ter um sonho todo azul
Azul da cor do mar



E pra matar a saudade desse grande sucesso, vamos ouvir novamente essa bela canção:



Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.