Ideologia de Cazuza (1988)


Ele nasceu Agenor de Miranda Araújo Neto no dia 4 de abril de 1958, na cidade do Rio de Janeiro. O Brasil, no entanto, passou a conhecer, respeitar e idolatrar o artista, como Cazuza. O tempo ao lado de Roberto Frejat no Barão Vermelho foi de grande repercussão e aclamação de público e crítica.

Cazuza é apontado como um dos melhores compositores da música nacional. A sua lista de sucessos é enorme, mas podemos destacar Exagerado, Faz Parte do Meu Show, Brasil, O Tempo não Para, Codinome Beija-Flor e, claro, Ideologia.


A CANÇÃO IDEOLOGIA


Considerada por alguns fãs a melhor música de Cazuza, Ideologia foi composta em um dos momentos mais conturbados do cantor.

A música é a faixa que dá nome ao terceiro álbum da carreira solo do cantor, depois de ter se desligado do Barão Vermelho. Anunciada em 1988, a canção se originou em uma parceria com Roberto Frejat. O álbum Ideologia conquistou o prêmio de melhor disco em 1988 na premiação Sharp e é, até hoje, visto como um dos melhores trabalhos do cantor.


COMO SURGIU A CANÇÃO IDEOLOGIA


A letra carrega um pessimismo diante da vida, do amor e da situação política do Brasil. E faz total sentido, já que ela foi escrita logo depois de o cantor ter descoberto o seu diagnóstico de HIV


Fruto de uma geração que ansiava liberdade nos mais variados aspectos do dia a dia, o artista acabou sofrendo com um país conservador logo após os anos de Ditadura Militar. Além disso, Ideologia demonstra a confusão e a sensação de vazio de Cazuza e milhares de outros brasileiros que acabaram se conformando com uma sociedade que gostariam de transformar.

Pode parecer estranho, mas passaram-se mais de 30 anos desde o lançamento da canção, e é incrível notar o quanto a sua temática continua atual.

Cazuza que parece se descobrir como ser humano cheio de sonhos, ideais e vontades de mudar o mundo, mas que, de repente, percebe que nada disso seria possível diante de um Brasil tão diverso e complexo. 

Foi a partir disso que ele escreveu uma música sobre a história de sua geração. O compositor carioca traduziu em versos a frustração de uma juventude que cresceu sob o domínio militar, e quando se viu livre, continuou com um comportamento quadrado e moralista.


LETRA


Ideologia 

Composição: Cazuza / Roberto Frejat


Meu partido

É um coração partido

E as ilusões

Estão todas perdidas


Os meus sonhos

Foram todos vendidos

Tão barato que eu nem acredito

Ah, eu nem acredito


Que aquele garoto que ia mudar o mundo

Mudar o mundo

Frequenta agora

As festas do Grand Monde


Meus heróis

Morreram de overdose

Meus inimigos

Estão no poder


Ideologia

Eu quero uma pra viver

Ideologia

Eu quero uma pra viver


O meu prazer

Agora é risco de vida

Meu sex and drugs

Não tem nenhum rock 'n' roll


Eu vou pagar

A conta do analista

Pra nunca mais ter que saber quem eu sou

Ah, saber quem eu sou


Pois aquele garoto que ia mudar o mundo

Mudar o mundo

Agora assiste a tudo em cima do muro

Em cima do muro


Meus heróis

Morreram de overdose, é

Meus inimigos

Estão no poder


Ideologia

Eu quero uma pra viver

Ideologia

Pra viver


Pois aquele garoto que ia mudar o mundo

Mudar o mundo

Agora assiste a tudo em cima do muro

Em cima do muro


Meus heróis

Morreram de overdose

Meus inimigos

Estão no poder


Ideologia

Eu quero uma pra viver

Ideologia

Eu quero uma pra viver


Ideologia

Pra viver

Ideologia

Eu quero uma pra viver





Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.